
E se pudéssemos comer tudo aquilo que colocamos na nossa pele?
Não será isso o mais lógico a fazer, já que a pele é o maior orgão que temos e o seu poder de absorção é imenso? O que será que a pele faz à quantidade de conservantes, aditivos, petróleos e perfumes químicos que a grande maioria de nós coloca nela diariamente?
Sei que a cosmética natural está um pouco na ordem do dia. Soa bem colocar no corpo produtos ”100% Naturais” e outras milhentas etiquetas ”verdes”. Mas quantos desses produtos poderíamos comer sem ficar intoxicados?
A maior parte dos produtos de cosmética que se utiliza, incluindo shampoos, amaciadores e também produtos menstruais, estão cheios de disruptores endócrinos ou seja químicos que têm a capacidade de interferir no nosso sistema hormonal.
Principalmente as mulheres têm o hábito de colocar cremes hidratantes ( pelo menos ) todos os dias. Apesar de ser só um pouco, é uma atividade recorrente e no fim do mês, do ano, é muito creme!
A lista dos efeitos secundários é imensa, constando dentre muitos a diminuição da fertilidade e a propensão ao cancro.
Mesmo aqueles que vemos no supermercado, bem verdinhos, são sempre para desconfiar.
Eu por exemplo, leio sempre os rótulos ( e das vezes que não o fiz na loja, cheguei a casa e desiludi-me ). Essa é uma das coisas que devemos ter sempre presentes, ler os rótulos e desconfiar de listas de ingredientes gigantes.
Outra coisa a que estamos muito habituados mas que também é bastante prejudicial são os perfumes. Aquele cheirinho que para narizes desintoxicados é mesmo forte, mas que para quem está habituado a ”enfrascar-se” todos os dias é maravilhoso. O que dizer?
Afastem-se de produtos de cosmética com o ingrediente ”perfume”. Segundo o website ” Breast Cancer Prevention Partners ” perfume ou fragrância podem ter cerca de 4000 compostos químicos!!! E muitos deles estão associados a defeitos no nascimento, cancros, infertilidade, entre outros.

Para mim é triste sentir que até o cheiro está a ser homogeneizado. Os pais cheiram ao mesmo que os filhos, aquele ”perfume de homem”. As mulheres a mesma coisa mas com os seus ”perfumes de mulher” . Raramente tenho a oportunidade cheirar uma pessoa e quando o faço fico feliz.
”Então mas gostas do cheiro a cavalo?” perguntam vocês.
Não gosto do cheiro a perfume, isso é certo! Quanto ao cheiro das pessoas, acho que não é uma questão de gostar mas sim de cheirar…ou seja, é o cheiro daquela pessoa e não me cabe a mim pretender que ela mascare isso, especialmente sabendo que para que isso aconteça aquela pessoa tem que se intoxicar!
O nosso cheiro reflete muita coisa e varia muito consoante o que comemos ou como nos sentimos. É muito forte o cheiro, é um sentido poderosíssimo e talvez se nos permitisse-mos a explorá-lo verdadeiramente ( e não apenas a cheirar frasquinhos de óleo essencial e descrever o que eles nos fazem sentir ) nos conhecêssemos melhor a nós e a quem nos rodeia.
Pois bem, mas vamos lá à receita que foi para isso que aqui vieram!
Então, este creme hidratante é muito simples de se fazer, requer no entanto alguns truques que não podem falhar. No fundo o que vamos fazer é uma emulsão e a partir daí juntar gordura e água ( aprendi na escola que nunca se misturavam… ). Também convém ter alguns materiais mais específicos, mas nada de complicado.
1 termómetro de líquidos
1 balança
1 varinha mágica
1 vara de bater
Frascos, panelas e taças para misturar e levar a banho-maria.
Os ingredientes para esta receita são:
Azeite, alfazema, água e cera de abelha.
A seguir já vos indico quantidades e processo.

CREME HIDRATANTE DE ALFAZEMA
Agora que têm tudo o que precisam vão primeiro pesar os vossos ingredientes.
50g de azeite (alfazema macerada)
10g cera de abelha
40g de água (infusão de alfazema)
1º aquecem o macerado de alfazema com a cera de abelha( a alfazema macerada no azeite ) até atingir os 65ºC e ao lado aquecem a vossa água ( que pode ser uma infusão à vossa escolha )
2º assim que o azeite e a água estiverem à mesma temperatura deitam a água lentamente sobre o azeite e vão mexendo alternadamente, varinha mágica e varas.
3º mexem essa mistura até ela arrefecer completamente ( este é um dos truques ).
E pronto já está, o vosso creme hidratante de alfazema está pronto a usar e podiam comê-lo se quisessem!
Este creme não tem nenhum conservante e porque leva água devemos ter alguns cuidados, nomeadamente não o expôr ao sol e ao calor. Se bem guardado este creme dura-vos 2 meses ( experiência própria ).
O prazer da auto-produção é infinito e só traz benefícios para nós e para o nosso entorno também. Pessoas empoderadas e capazes de cuidar de si e dos seus de forma simples mas eficaz são as maiores dádivas para as suas famílias e comunidades.
E a melhor parte? É tão simples como fazer uma maionese!
Um grande abraço e boas experiências,
Alice Montanha

Deixe um comentário